terça-feira, 9 de junho de 2015

Quem Cuida de Quem?

Não é difícil ouvirmos que temos um filho que irá ficar conosco a vida toda, que Bernardo terá um irmão para a vida toda, sugerindo que Guilherme sempre estará sobre nossa tutela ou de Bernardo.

Essa é uma frase que incomoda demais; meus filhos são para a vida toda e quero que Guilherme tenha a mesma independência do Bernardo. A visão do senso comum é que as pessoas com Síndrome de Down podem somente viver sobre a tutela de alguém, mas ainda bem que existem diversos exemplos mostanado o contrário e que posso ter sucesso investindo na independencia de meus filhos.

Mas para quem acha que só Bernardo é super protetor de Gui, está enganado, Guilherme se importa demais com o irmão e cuida muito bem do dele, sempre que Bê chora (por qualquer motivo) ele é o primeira a chegar para acalmar.

Hoje Guilherme acordou mais cedo, estava indo para o banho, quando Bernardo acordou chorando querendo o "lê-lê", ele não pensou duas vezes correu, pegou a mamadeira subiu no berço e deu a mamadeira ao irmão, Bê ainda sonolento, ficou fazendo carinho no irmão, afinal Guilherme também cuida muito bem de Bernardo.

Essa relação de Gêmeos é incrível, são muito dependentes muito um do outro, mas sabem viver a sua individualidade.

Um comentário: