segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Espelho e seu poder.

Não sei qual o fascínio que o espelho exerce em Guilherme, muito mais que em Bernardo, ele adora se olhar, fazer movimentos, caras e bocas na frente do espelho.
Isso é desde muito bebê, quando descobriu o espelho de nosso quarto ao engatinhar.

Em cada fase o espelho foi importante no desenvolvimento dele, quando sentou ele se via no espelho e dançava sentado. Quando engatinhava procurava o seu reflexo, quando começou a andar o local favorito para ficar de pé sempre foi em frente ao seu reflexo. Onde vocês acham que ele treina todas as coreografias dos XSPBs que ele assiste??
Com esse histórico que este objeto tem no desenvolvimento de Gui, nessa fase de aprender a vocalizar as palavras, fico com ele olhando o espelho, com o rosto coladinho, repetindo uma palavra várias vezes e fazendo ele rir, sabe qual o resultado? Ele repete, começou a funcionar assim, afinal chegou a hora de Guilherme sair da sua zona de conforto e desbravar o curioso mundo das palavras.
Estou fazendo isso de uma forma bem divertida, afinal sempre brinquei muito com ele no espelho e ele adora. Então sem o estresse de ficar repetindo e ele se chateando com a insistência ele mostra que tudo tem um jeito de aprender e que quando ele gosta ele demonstra a evolução facilmente.
Temos um caminho a percorrer com a fala, mas se isso acontece de forma lúdica através de um objeto que ele adora brincar, acreditamos que tudo irá acontecer de modo muito natural, de acordo com o tempo de Guilherme, respeitando o jeitinho que ele já se comunica com o mundo.

Grande Abraço Amigos.

Murillo Oliveira e Alynne Oliveira
www.twitter.com/tio_lillo
murillo@meufilhotemdown.com

4 comentários:

  1. Achei super interessante sua experiencia, sou monito e auxilio um garoto super esperto em uma escola municipal, ele tem 7 anos e ainda não fala, vou fazer o mesmo com ele, quem sabe da certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maísa, Obrigado pelo comentário, tomara que funcione também, abraço. Murillo

      Excluir
  2. Esta no caminho certo Murillo...minha filha tem 14 anos e foi muito estimulada desde os 4 mesinhos devida... um dos elementos que fazia parte na estimulação era oo espelho .... e alem disso Carol se desenvolveu muitoooooooooo com XSPB nossa sem comentarios.... hoje em dia ela fala tudo se comunica perfeitamente dicção maravilhosa .... igual a cada um de nós.... esse é o caminho !!!

    ResponderExcluir
  3. Esta no caminho certo Murillo...minha filha tem 14 anos e foi muito estimulada desde os 4 mesinhos devida... um dos elementos que fazia parte na estimulação era oo espelho .... e alem disso Carol se desenvolveu muitoooooooooo com XSPB nossa sem comentarios.... hoje em dia ela fala tudo se comunica perfeitamente dicção maravilhosa .... igual a cada um de nós.... esse é o caminho !!!

    ResponderExcluir