Pequenas brigas são constantes no relacionamento entre irmãos, com os gêmeos eu percebo que estas tem momentos cíclicos, há períodos que um provoca mais o outro e é inevitável que a confusão se arme e que o choro de um dos 2 se inicie e, claro, há muito mais momentos de harmonia.
Para um pai intermediar uma "briga" não é nada fácil, ficar do lado de quem tem razão? Acudir o filho que chora? Dar bronca no que provocou a briga? Na hora temos pouco tempo para fazer alguma coisa e é um momento crucial para que a criança tenha o entendimento correto da situação.
São dilemas diários, que fazem parte da educação e da formação destes pequenos grandes homens.
Independente de quem começou ou do que aconteceu, desde muito pequenos incentivamos a paz, o amor, amizade, abraço, devem estar sempre presente e ter uma "conversa séria" sempre funciona, se engana quem acha que criança não entende. No fim de cada confusão eles fazem as pazes e um grande abraço e um beijo fecha o desentendimento que ocorreu.
A grandeza de aprender a pedir desculpas precisa ser ensinada, acredito que os pequenos detalhes vão servir de exemplo para o futuro dos meninos, ninguém prevê o futuro, mas aquele ditado que colhemos o que plantamos ainda funciona.
São humanos e também erram e aprenderam a grandeza de Pedir Desculpas. Cultivar a Paz é muito mais fácil que se pensa.
Murillo César Lima de Oliveira
murillo@meufilhotemdown.com
muito bom! bjos, tia quel
ResponderExcluir