sábado, 6 de julho de 2013

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS – O que é inclusão??

Oi gente!!

 Eu demoro um pouquinho, mas eu sempre volto!!

As últimas semanas têm sido intensas! Muitas emoções, muitos momentos marcantes!
Alguns momentos me fizeram pensar numa pergunta: O que é inclusão?
Não quero aqui fazer o discurso politicamente correto... to falando de FATOS, ACONTECIMENTOS!

Meu filho estuda numa escola regular, desde SEMPRE foi muito bem aceito na escola. Já está lá há três anos, sem NENHUM tipo de rejeição. Mas ainda é a ÚNICA criança down na escola... Isso me fez parar para analisar alguns aspectos.
Como meu filho pode estar verdadeiramente incluso se ele é sempre o único? Não é essa inclusão que eu pretendo promover para Heitor. Quero mais downs na escola que ele estuda, pra que ele cresça com crianças com deficiência TAMBÉM. Ora, se ele crescer e se desenvolver cercado de crianças sem nenhum tipo de dificuldade, como ELE vai saber lidar quando encontrar outras crianças downs, outras crianças com outras deficiências??
Enxergo exemplo límpido e claro de inclusão no Projeto Estrelas do Mar (todos os sábados, 9h no Bar Solarium - Rod. José Sarney). Ali vemos crianças jovens e adolescentes COM e SEM deficiência. MASSA! Mas ali é um local programado, preparado.... E o resto do mundo???
Bom, vou lhes apresentar um pedacinho do resto do mundo: Condomínio Ronaldo Calumby Barreto!! Num domingo, final da Copa das Confederações, mais uma vez a Família RCB se reúne numa tarde/noite gostosa, agradável no intuito de assistirem juntos os dois jogos finais da Copa das Confederações. Mais de 30 pessoas reunidas desde o meio dia até as 22h. Dentre elas estavam Beto, Heitor e Luiz Fernando. Beto e Heitor são downs e Luis Fernando é autista. O ambiente funcionou exatamente como eu esperava: ABSOLUTAMENTE NADA DIFERENTE. Nem referências explícitas às deficiências dos três.


OK, OK. Os três são parentes dos moradores... mas não de todos os moradores. Mas todos ali os cumprimentam, se divertem, conversam... e tb esquecem que ali estão...
Essa semana nós da Cidown promovemos uma sessão de cinema facilitada para jovens e adultos downs. MARAVILHA! Um momento EXEMPLAR de inclusão. Jovens COM e SEM deficiência, acompanhados de seus familiares e amigos, no mesmo espaço com pessoas comuns, pagantes daquela sala de exibição. Fiquei SIM orgulhosa!!


Mais uma semana se passou, e agora vem a festa junina do RCB. Mais uma vez lá estavam Beto, Heitor e Luis Fernando. Se divertindo, brincando, conversando, dançando (Menção honrosa para Beto.. Deu SHOW!)


Bom gente, é isso que é inclusão pra mim. É meu filho estar em TODOS os lugares, sem que estes sejam EXCLUSIVOS para ele. Assim não é inclusão...

Um beijão e vamos em frente!!

Sheila Christine Santos Fernandes de Souza
Presidente CIDOWN - Cidadão Down.
Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down
sheila@meufilhotemdown.com
www.cidown.com.br  - atendimento@cidown.com.br  - facebook/cidown - 8822-8910

0 comentários:

Postar um comentário