quarta-feira, 1 de maio de 2013

Agora eu sei fazer sozinho!

Há algum tempo as sessões de fisioterapia de Guilherme têm sido bem estressantes para ele, o Gui tem uma personalidade muito forte e não aceita fácil as atividades propostas pela profissional, foi tentado de tudo para que ele aceitasse melhor as atividades. Mas após cada sessão ele melhora muito, principalmente postura e forma de andar. Parece que ele aprende no dia da fisio, mas se recusa a fazer na hora, mas a atividade fica registrada e ele repete em casa. Sempre foi assim, mas depois que ele aprendeu a andar percebeu o quanto pode ser independente e fazer o que mais gosta.
A fisioterapia precoce foi essencial para chegarmos até aqui, o discernimento do profissional em realizar o plano de tratamento individualizado para Guilherme e não um tratamento geral para hipotonia de uma criança com down, levaram ele a sentar, engatinhar, andar, de uma forma natural e tranqüila e dentro do tempo previsto no desenvolvimento de uma criança que não apresenta Down.

Apesar das críticas de alguns sobre o intervalo das sessões (15 dias e depois 7 dias), foi feliz esta escolha, afinal o tratamento tem que ser
discutido entre profissional e pais e de acordo com o desenvolvimento de cada criança, não é porque seu filho tem Down que irá se desenvolver e/ou se comportar da mesma forma que outras crianças que tenham a síndrome. Essa postura deu muito certo.

Guilherme agora terá somente mais 1 sessão de fisioterapia e terá "Alta"! Claro que ele ainda será acompanhado, a fisioterapeuta tem como conduta não perdê-lo de vista, já que o desenvolvimento dele está surpreendente. Provavelmente a cada 3 meses ela irá ver o Gui fazendo observações a partir das atividades da vida diária dele, berçário, parque, shopping, praia, aula de natação,

tudo de modo mais prazeroso e natural.

É, estamos fechando um ciclo para avançarmos em outros, sempre valorizando e acreditando no potencial que cada criança, ao seu tempo, apresenta.

Um abraço,

Murillo e Alynne






2 comentários:

  1. que lindos que eles estão...parabéns a essa familia linda!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lúcia Obrigado pelo carinho, que bom que temos vc como leitora do Blog.
      Murillo

      Excluir