quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RESPEITO ÀS DIFERENÇAS - A importância do LIMITE.




Oi gente!!

A vida com os filhos é uma eterna observação.... Num desses momentos, fiquei observando como meu filho Heitor (4 anos)  é esperto!
Quando chega da escola, digo: “Vamos tomar banho??” E ele já começa a tirar a farda, senta no chão pra tirar o tênis, e já sem roupa, adentra feliz da vida no box pra tomar banho...
“Vamos comer?” E ele já toma seu lugar a mesa esperando o prato...
“Vamos dormir?” E lá vem ele com as mãozinhas juntas pra rezar e pedir a benção!
LINDO DE VER!
Todas essas atitudes deles são frutos dos LIMITES que lhe foi dado... Foi trabalhoso até ele aprender, mas é muito gratificante vê-lo fazendo a coisa certa.
No início, quando chegava da escola e eu dizia que estava na hora do banho... AFF!! Esperneava, gritava, fazia bico, chorava, empacava no quarto querendo ver DVD... ia empurrado pro banheiro. Mas foi ouvindo “Não, não vai assistir agora!” que devagarzinho ele foi aprendendo, gostando de aprender a tirar a farda, o tênis, e hoje já faz tudo sozinho (Quase! rsrs).
Da mesma foram na hora de comer. Antes só comia preso a cadeirinha do carro, ou só queria biscoito, ou só queria vitamina... no começo foi comendo forçado. Hoje já pega na colher pra comer sozinho!
Também só dormia no colo. Hoje, depois de rezar e pedir a benção, já sobe sozinho na cama, deita e cobre os olhos com sua mãozinha linda pra dormir. (Cama SIM! De solteiro, tamanho normal com proteção lateral!)
Não foi fácil! Claro que o tempo de resposta dos limites dados foi diferente para Heitor e pra Bethina. Heitor (4 anos, SD) levou um tempo maior do que Bethina (5 anos, sem deficiência). 
 
 
 
Isso já era esperado e só nos faz vibrar a cada conquista dele: comer sozinho, abanar a mãozinha na frente do nariz pra avisar que fez cocô, pegar o potinho tupperware e assaltar o armário para pegar o pacote de biscoito dizendo que tá com fome. 







Todas essas conquistas são resultado de algum limite dado a ele, pra que ele pudesse ultrapassar um obstáculo pra alcançar um objetivo. Objetivo que alcançamos juntos. A vitória é dele, é minha, é nossa, é da família!


 

Não tenho intenção nenhuma em interferir na forma como seus filhos são educados, mas somente demostrar que criança com deficiência é, antes de qualquer coisa, CRIANÇA. E toda criança precisa ter LIMITES!

Um beijão e vamos em frente!!
Sheila Souza
sheila@meufilhotemdown.com

5 comentários:

  1. Parabéns!
    Concordo com cada palavra escrita, com cada expressão de cuidado manifestada por ti.
    Que maravilha compartilharmos deste espaço para trocarmos nossas experiências!
    Eu tenho uma gatinha, a Cecília, vai fazer 4 meses e tem SD. Todos ficam espantados de ver que ela não gosta muito de colo...ela mama, ganha carinho, fica um pouco levantada pois tem refluxo e logo em seguida vai para o berço, o carrinho ou o bebê conforto...tudo pra não pegar a bendita manha de colo...e tem dado certo!
    Acham que por ser especial vai ter mimos demais? Não! Será amada e cuidada como a irmã dela, a Fernanda que tem 12 anos foi...com amor, carinho e limites!
    Parabéns a você e sua família!
    Seu filho é lindo, que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela e Ana Cristina. Desculpem a demora na resposta. FIM DE ANO é sempre correria! kkkk. Prometo que não dexarei vocês sem noticias por muito tempo! Obrigada pelos comentários. É isso mesmo. DEIXAR ELES SE VIRAREM é importante, mas nao significa deixar fazer o que eles quiserem!! Continuem empolgadas com suas gatinhas. Meu gatão tá esperando por elas kkkkk. BEIJAO. BOAS FESTAS!! Ass. Sheila

      Excluir
  2. Sheila

    Parece que você estava falando da minha Laurinha. É exatamente igual. Quando pego o pacote de bolacha, corre pegar o potinho.....rs. Já está me avisando do cocô tbém e não aceita de forma nenhuma que seja alimentada por um de nós......minha gatinha está mesmo muito independente.
    Parabéns a vocês, porque essa autônomia dos nossos filhos é um trabalho em conjunto dos pais e terapeutas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela e Ana Cristina. Desculpem a demora na resposta. FIM DE ANO é sempre correria! kkkk. Prometo que não dexarei vocês sem noticias por muito tempo! Obrigada pelos comentários. É isso mesmo. DEIXAR ELES SE VIRAREM é importante, mas nao significa deixar fazer o que eles quiserem!! Continuem empolgadas com suas gatinhas. Meu gatão tá esperando por elas kkkkk. BEIJAO. BOAS FESTAS!! Ass. Sheila

      Excluir
  3. Daniela e Ana Cristina. Desculpem a demora na resposta. FIM DE ANO é sempre correria! kkkk. Prometo que não dexarei vocês sem noticias por muito tempo! Obrigada pelos comentários. É isso mesmo. DEIXAR ELES SE VIRAREM é importante, mas nao significa deixar fazer o que eles quiserem!! Continuem empolgadas com suas gatinhas. Meu gatão tá esperando por elas kkkkk. BEIJAO. BOAS FESTAS!! Ass. Sheila

    ResponderExcluir